quinta-feira, setembro 10

Porquê?


Porque vivemos numa sociedade que não olha a meios para atingir os fins? Porque vivemos numa sociedade que passa por cima de todos? Porque temos esta sociedade em que viver não passa de um verbo bonito de se conjugar, onde a palavra do dia é ‘sobreviver’?
Porque viemos parar a este mundo quando nele não há nada que nos prenda, nada que nos faça viver, nada que nos satisfaça pessoalmente?
Quantas mais pessoas temos de ver a partir por egoísmo, por pura vaidade? De que nos vale a aparência quando tudo não passa de uma mísera vida onde a morte é a que ganha. Porque pisar, humilhar, renegar? Porque rótulos? Porque tanta definição para coisas que não têm explicação?
Do que nos vale olhar para alguém e vê-la a sofrer com a diferença imposta por pessoas que na verdade são os diferentes da história?
Dificil não é acordar mais um dia, não é olhar para a janela e ver o sol a brilhar, dificil é vestir a personagem que carregamos ao longo da nossa vida e abrir a porta e sair lá para fora, dificil não é levar com o sol na cara, dificil é levar com os olhares alheios que nos invadem como se fossem flechas. Sobreviver não é o dificil, sobreviver é deitar e agradecer por termos chegado ao fim de mais um pesadelo no inferno e poder sonhar com o céu, sobreviver é acordar e prosseguir a mesma rotina. O dificil é lidar com a diferença dos outros perante a nossa normalidade.
Porque temos de lidar com o sofrimento de quem mais amamos e com a ignorância de quem nem conhecemos? Porque não podemos fazer nada quanto a isso? Porque a sociedade não respeita? Não percebe?
Por quanto mais tempo vamos ter que viver a ver outros a sobreviverem? Por quanto mais tempo vamos ter que ver a dor e o sofrimento no olhar dos que nos rodeiam? Quanto tempo? Um dia? Um mês? Um ano? Uma década…? Uma vida?
A vida é muito curta para fazermos o que gostamos e sermos o que realmente somos mas é muito longa para encararmos com uma máscara. Porque fazer da nossa vida curta, a mais longa para os outros?
Tu…tu que te reges pelas regras desta sociedade olha à tua volta com atenção e vê a quantidade de pessoas que sofrem com a tua maneira de viver. Vê as pessoas que desconheces o nome e as que conheces o apelido, vê quantas sofrem com a sociedade que apoias. Olha para a pessoa que amas e vê o olhar vazio e obscuro que ela carrega, mas não te demores a ver, porque esse olhar vazio tornará se na sua alma…sem vida, sem luz, aquela luz que te fez apaixonar. E agora? Agora que perdeste tudo para aquilo que tudo tu achavas correcto, o que farás? Continuarás a viver com a sobrevivência dos outros ou lutarás com eles para que todos vivam?

(…)

Sem comentários:

Enviar um comentário